Na última quarta-feira, (30), os alunos do 1º período de Direito, turno noturno da unidade Serra, visitaram a Penitenciária Estadual de Vila Velha I, localizada no Complexo Prisional de Xúri. A Penitenciária recolhe presos do regime fechado. A atividade foi coordenada pelo Professor Thiago Andrade, que leciona a Disciplina Direito Penal.
A visita técnica possibilitou aos acadêmicos visualizar na prática as regras constantes na Lei de Execução Penal. Os alunos foram recebidos pelo Diretor Adjunto da unidade prisional, o Sr. Mário José da Paixão, que apresentou as dependências da unidade, os projetos ali implementados, bem como descreveu de forma minuciosa com é feito todo procedimento relacionado ao tratamento penal.
Para o professor Thiago Andrade, a visita técnica foi uma excelente oportunidade para os alunos do 1º período visualizem o atual estado do sistema prisional capixaba que durante muito tempo foi criticado por violações aos direitos humanos com relação ao trabalho penal dispensado aos detentos. “Durante a visita foi possível presenciar como ocorre todo o processo da execução da pena, desde o recebimento do interno até sua saída, englobando aspectos como tempo destinado a banho de sol, recolhimento nas celas, alimentação, recreação, visitas, incluindo íntima, bem como os institutos da remição e detração penal”, afirmou o professor.
Isabelle Gramelich, a aluna do 1º período, contou que a visita ao presídio mostrou a realidade dos detentos. “Constatamos que quase todos os internos trabalham, retirando todo achismo e toda imagem errada que a mídia costuma repassar à sociedade. Acredito que a unidade é um exemplo de organização e controle para os demais estados, onde, de acordo com as reportagens em rede nacional, os presídios são extremamente desumanos e vulneráveis à sua segurança. Aprendemos que o principal objetivo é a ressocialização do detendo e, não apenas punição. A forma que os profissionais trabalham nos surpreendeu, pois eles procuram ter o melhor convívio com os presos, demonstrando que eles acreditam naqueles homens, e que sairão pessoas melhores”, conta a aluna.
Confira